Rogando Pedra no Gigante!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Rogando Pedra no Gigante!
Rogando Pedra no Gigante!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

classes sociais e títulos de nobreza

Ir para baixo

classes sociais e títulos de nobreza Empty classes sociais e títulos de nobreza

Mensagem  Athus Sáb Fev 26, 2011 5:31 pm

como muitas outras sociedades, nekropia possui classes sociais que dividem e determinam o comportamento do povo.
tal classificação, normalmente, provém da origem de cada pessoa - isto é, o filho de um barão poderá ter todos os benefícios da sua família sem ter feito nada para conquistá-los, só pelo fato de ter nascido nobre.
em alguns impérios mais tradicionais, classe significa efetivamente casta - posição na sociedade que se mantém vitalícia. nekropia, no entanto, é uma nação inovadora nesse sentido. indivíduos com talento e habilidade podem subir na hierarquia social e de poder, aproveitando-se de oportunos encontros políticos, ou sendo considerados heróis e recebendo prêmio do rei, entre outros benefícios. as classes sociais típicas encontram-se descritas a seguir, lembrando que comunidades isoladas podem possuir outras formas de separar seu povo.

condenado: é a mais baixa das classes sociais. é um homem livre que cumpre uma pena imposta por algum juiz de nekropia (a saber: nobres julgados culpados perdem seus títulos e, quando terminam de cumprir suas sentenças, passam a ser homens livres). os condenados são postos para trabalhar acorrentados na construção de estradas, fortificações e outros serviços públicos.

soldado ou marinheiro: ambos, por estarem de serviçoe não pertencerem a nenhuma classe social, têm, oficialmente, a mesma posição na sociedade que os condenados. mas, por lutarem pela soberania da nação e por não serem criminosos, não são maltratados pela população comum, como os condenados. na verdade, eles são considerados uma classe acima dos condenados.

homem livre: compõe 98% da população do reino. são as pessoas comuns e podem ser fazendeiros ou ricos mercadores, mas que nunca conseguiram um título de nobreza. a maioria dos personagens dos jogadores iniciantes é dessa classe. aqueles que pertencem a essa classe são chamados por seus nomes. casos especiais são de homens livres que assumem uma posição importante. estes são chamados de mestre(a). entre eles se encontram burgomestres, ministros, embaixadores, heróis famosos e outros. um nobre - não pertencente a família real - que não use esse tratamento estará sendo rude.
homens livres tem os seguintes privilégios, previstos pelas leis do Rei: podem possuir propriedades e deixá-las para seus herdeiros; o direito de ser julgado por algo de que tenha sido acusado - em vez de ser punido sem julgamento, e o direito de viajar livremente - desde que não infrinja as leis nacionais e das comunidades.

filósofo errante: pensador andarilho, que é tratado com certo grau de educação e deferência, independente de sua filosofia. isso faz sentido quando se considera que ele pode proferir palavras acompanhadas de algum feitiço - as vezes poderoso.

sargento ou 2° tenente: representantes do exército e da marinha, respectivamente, são considerados homens livres e, normalmente, são chamados pelos postos que ocupam.

lorde e lady da corte: esse é o título mais baixo na hierarquia da nobreza e é concedido pela Coroa. recebê-lo não significa ganhar terras. é geralmente dado como uma recompensa por algum serviço prestado - por exemplo, uma pessoa cumpre uma tarefa para algum nobre. este, por sua vez, manda um documento ao rei, recomendando a concessão do título de lorde da corte a essa pessoa.
ter um título significa ser da nobreza. quando em viagem, o lorde da corte é tratado de forma mais respeitosa pelos nobres locais, recebendo, as vezes, uma refeição e um leito para passar a noite. a família, os herdeiros e o cônjuge de um lorde ou de uam lady da corte não se beneficiam do título. diferente do lorde de terras, o herdeiro de um lorde da corte também nõ herda o título. ainda, um lorde da corte que compre terras não se torna um lorde de terras. qualquer um pode adquirir propriedades, mas para se tornar lorde de terras a Coroa tem que presenteá-lo com um feudo. lordes e ladies da corte são chamados de "lorde(lady) + nome ou sobrenome". lordes da corte têm os mesmos direitos que os homens livres.

filósofo esclarecido: aquele que se estabeleceu em alguma localidade, em particular, para lecionar. eles são tratados como nobres da corte, mesmo se forem apenas um pouco mais hábeis que os errantes ou mesmo se tiverem ou não suas próprias escolas. no entanto, não incorporam o título de nobre.

tenente: os tenentes do exército ou marinha são considerados nobres e recebem o título de lorde ou lady. Apesar de, geralmente, serem chamados de "Tenente + nome", pode ser utilizada a forma de "Lorde + nome".

lorde e lady de terras: esse é o título mais baixo da nobreza possuidora de terras em Nekropia. quando a Coroa nomeia um lorde ou ma lady de terras, um feudo normalmente lhe é concedido. essa propriedade pode ser uma pequena vila e suas terras vizinhas, por exemplo, ou até mesmo terras totalmente desabitadas. elas pertencem ao nobre de terras, e todos os seus habitantes - exceto, teoricamente, aqueles de nível social mais alti - são considerados seus subordinados. o esposo de uma lady de terras torna-se, automaticamente, um lorde de terras e vice-versa. um herdeiro de nobres de terras também recebe o título de seus pais morrerem ou abdicarem de seu poder. os lordes de terras merecem o mesmo respeito que os da corte, apesar de ter mais responsabilidade, uma vez que governam uma população de homens e mulheres comuns. muitas aventuras podem ser vividas por um nobre de terras na tentativa de proteger seus súditos de problemas, intrigas criminosas, agitadores, ou de defender as terras de conspirações e manobras políticas inimigas. lordes de terras são chamados como os lorde da corte, porém outros nobres podem chama-lo por "lorde + nome do feudo". o nobre de terras tem todos os direitos de um lorde e, também, o de cobrar impostos dos súditos de seu feudo e de convocar tropas em tempos de guerra.

filósofo diretor: todo filósofo bem estabelecido, que tem outros filósofos a seu serviço, ou que funda um monastério, recebe o título (não-oficial) e merece o mesmo tratamento dado ao lorde de terras.

capitão: apesar de nada receber além do título, ele é tratado como um lorde de terras.

cavaleiro: esse título é muito respeitado e concedido a homens e mulheres (chamadas amazonas) que tiveram uma boa performance em lutas, e que realizaram bons feitos em nome da coroa, além de todo e qualquer membro da classe paladino que ja atingiram o 5° nível de experiência. ao cônjuge de um cavaleiro concede-se o título de nobre da corte, automaticamente, assim como seus filhos, que também o recebem ao atingirem a maioridade (21 anos).
ao receber esse título, o agraciado tem direitos a reinvidicar e deveres a cumpris. o personagem não precisa obedecer as leis locais quanto as restriçoes de armas e pode requisitar abrigo por uma noite a qualquer pessoa, inclusive ao rei, para um grupo composto por não mais que seis elementos. o cavaleiro não tem que pagar por esse abrigo, mas é melhor que o faça - ou deverá conceder um favor ao anfitrião que o recebeu. aliás, é contra as leis reais negar abrigo aos possuidores de tal título. as pessoas sempre estarão solicitando a ajuda de um cavaleiro - para matar algum monstro que esteja assolando a região, ou derrotar algum outro cavaleiro que tenha se voltado para o mal. ele sempre terá a obrigação de ajudar essas pessoas necessitadas.
como acontece com o lorde da corte, um cavaleiro que compre terras não se torna, automaticamente, um cavaleiro de terras. são chamados por "sir + nome" ou "dama + nome".

filósofo iluminado: um filósofo que merece o mesmo respeito e tratamento dado a um cavaleiro.

cavaleiro de terras: ele tem todos os direitos e responsabilidades delegados a um cavaleiro e a um nobre de terras. a cônjuge de um cavaleiro de terras será uma nobre de terras e os seus filhos serão considerados nobres da corte a partir de seu nascimento. no momento da herança, os filhos podem receber seu título (no caso de o terem merecido) ou então de nobre de terras. os cavaleiros de terras recebem a mesma denominação dos cavaleiros. no entanto, outros nobres podem chamá-los somente pelo nome do feudo.

general ou almirante: esses comandantes de exércitos, ou das forças navais, são tratados como cavaleiros de terras, sendo ou não possuidores de propriedades.

barão ou baronesa: o título de barão é concedido a nobres que tenham provado possuir capacidade para governar um feudo de maneira adequada, e que sejam leais o suficiente a Coroa para receberem um título imediatamente abaixo dos membros da Família Real. um personagem precisa ter passado um período de tempo considerável como lorde ou cavaleiro de terras - pelo menos cinco níveis de experiência - para que o rei considere a possibilidade de lhe nomear barão. os filhos de um barão ou baronesa são nobres da corte desde seu nascimento. mesmo ao herdar o título dos pais, o novo barão precisa ser aprovado pelo rei. se isso não for consumado, esse infeliz herdeiro se torna um nobre de terras. são chamados de "barão ou baronesa + sobrenome" e por outros nobres eles podem ser tratados pelo nome do feudo.

duque ou duquesa: os governantes de Nekropia eram, originalmente, conhecidos como o duque e a duquesa. no momento, não há nenhum no reino. teoricamente, os filho de um duque ou duquesa são nobres da corte desde que nascem. são chamados de "duque ou duquesa + nome" ou "Sua Graça" (para ambos).

realeza: essa categoria de classe se refere ao Rei Stefan e sua família, incluindo seus netos e afilhados, considerados príncipes e princesas. príncipes e princesas são chamados de "Sua Majestade" e o rei e a rainha são chamados de "Meu Soberano" e "Minha Soberana".



classes sociais ausentes

escravo: o rei não aprova, e nem admite a escravidão, sendo seu exercício explicitamente proibido. o condenado, que é a condição mais próxima dessa classe, tem que trabalhar em regime de escravidão durante todo o período de sua pena. porém, após cumpri-la, o indivíduo volta a ser um homem livre. escravos que estejam em Nekropia não são considerados propriedade e, se conseguirem escapar de seus donos, estão livres. em algumas nações ainda mantêm-se o regime de escravidão, assim como existem clandestinamente algumas guildas especializadas no comércio de escravos.

servo: o rei não aprova que um indivíduo fique preso as terras nas quais trabalha, por isso não permite servos - homens que nao podem deixar as terras onde vivem sem o a permissão do lorde da região.

conde: esse título de nobreza está acima de barão e abaixo de duque. pelo fato da população ainda não ser tão grande quanto era antes, o rei ainda não instituiu a classe de conde. quanto mais áreas do reino estiverem colonizadas e mais baronatos estiverem estabelecidos, ele deverá começar a elevar os barões mais leais a condes.
Athus
Athus
Admin

Melhor Personagem : Victor Valdéz
Classe : Bardo
Nivel :

Mensagens : 140
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 36
Localização : Abreu e Lima

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos